Israel informatica

Minha foto
Bem vindo ao site da Assistência Técnica Rael Infor Mobile Técnico Responsável:ISRAEL SILVA 055 5837-7388 ou 01198014-1150

sábado, 27 de março de 2010

O primeiro mouse

O computador erá utilizado somente com teclado até vim o primeiro mouse.
O mouse que conhecemos hoje foi criado por Douglas Englebart no Instituto de Pesquisa Stanford em meados de 1964. Englebart foi responsável por inúmeros conceitos na computação, como o hypertext e o sistema “windowing” (que vem do Windows). O primeiro mouse do mundo era feito de madeira e era muito popular entre os grupos de pesquisadores isto porque era fácil manuseio e mais preciso do que os trackballs e joysticks que já haviam sido feitos. As canetas óticas e as mesas digitalizadoras sempre foram grandes competidores do mouse, mas nunca ganharam porque o mouse é mais popular e mais fácil de se utilizar.


Em meados de 1979, Steve Jobs fez uma visita ao Centro de pesquisa Palo Alto da Xerox e viu muito dos equipamentos experimentais sendo testados, que eram criados nesse centro, incluindo muitos mouses. Por isso não existiu coincidência quando o primeiro computador popular fabricado em 1984 por Steve Jobs o Apple Macintosh já vinha com um mouse. Foi então que o mouse começou a se tornar popular. De fato, a Microsoft lançou o primeiro mouse em 1983, mas apenas após o lançamento do Windows o mause começou a ser usado em PC's.

Funcionamento do mouseO mouse mecânico:. funciona mediante o rastreamento de uma bolinha que gira dentro do mouse, conforme ele é aarastado. Se você olhar dentro do mouse poderá ver algo muito parecido com um diagrama dentro. A bolinha do mouse entra em contato com dois rolos, cada um se move para uma direção diferente. Quando o mouse se move sobre algo como um mousepad, ele manda as informações coletadas via sua porta serial para o sistema operacional, e com isso ele move a seta através da tela.
A simplicidade desse mecanismo de bolinha está em decadência. Os mouses óticos vieram para enterrar o mouse mecânico, que era muito sensível a sujeira, qualidade da superfície de uso, etc. Quantas vezes você ja nao teve de desmontar seu mouse mecânico e limpá-lo?
O mouse ótico usa uma luz de baixa intensidade (geralmente um LED vermelho) que fica sempre ativada, iluminando a superficie de arraste. Qualquer movimento mínimo é detetado pelo sensor que é enviado pela porta serial ou USB para computador.

O computador


O computador, da calculadora ao PC
Um dos primeiros a obter grandes avanços em direção à invenção do computador foi Charles Babbage. Ele desenvolveu o conceito de uma máquina de calcular programável com memória, uma unidade de controle e uma calculadora no século XIX. Ele foi, entretanto, capaz apenas de realizar parte do seu conceito.
Nos anos 40, o computador se tornou uma realidade. Vários engenheiros de desenho desenvolveram computadores com sucesso independente um do outro, durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, entretanto, o engenheiro civil alemão Konrad Zuse é considerado o “pai do computador”. Zuse já criava máquinas de calcular desde 1936 e em 1941, ele criou o “Z3”, a primeira calculadora de controle programado. Apesar da máquina que ele havia criado ser do tamanho de três geladeiras, ela já contava com componentes dos atuais computadores: processador de dados, memória e uma unidade de saída.
O computador pessoal, o computador de baixo custo para todos.
Em 12 de agosto de 1981, a International Business Machines (IBM) apresentou o primeiro computador pessoal, o agora legendário “IBM 5150 PC” em Nova York. Começou então a era dos computadores.
O PC da IBM contava com o sistema de operação MS DOS feito pela companhia Microsoft. Outras características eram os processadores 8088, 64 KB de memória e um BIOS (sistema de input e output básico) desenvolvido especialmente para o computador.
Nos EUA, a primeira geração de PC custava cerca de 3.500 dólares incluindo o monitor. A IBM vendeu cerca de 35.000 destes computadores em 1981. Mas a demanda logo cresceu em grandes proporções. No total, a IBM vendeu cerca de três milhões destes primeiros PCs que ficaram disponíveis até 1987.
O pioneiro de computadores Steve Wozniak havia construído um computador pequeno, o “Apple I’, em 1976. Com um custo de 20.000 dólares, ele era extremamente caro para ser utilizado em casa. O “Apple I”, que chegou ao mercado em 1977, foi o primeiro microcomputador a obter sucesso comercial.

domingo, 21 de março de 2010